Sobre o curso
O Curso de Aperfeiçoamento em Economia e gestão do Agronegócio, tem como proposta propiciar conhecimentos ampliados sobre a gestão técnica, econômica e financeira, de propriedades, cooperativas e empresas do Agronegócio. Possibilita a interação dos fundamentos da macro e microeconomia, planejamento estratégico e administração, diante de um mundo em constante mudanças. Para proporcionar essa interação, o Curso tem em seu corpo docente, professores mestres e doutores, altamente qualificados e inseridos nos principais programas de pós-graduação no Brasil, o que confere a estes uma vasta experiência acadêmica e atuação profissional (teórica e prática) de reconhecido valor.

Objetivos
Capacitar profissionais, empresários e produtores rurais, em nível de aperfeiçoamento, que atuam ou pretendem atuar nas áreas de marketing e vendas no agronegócio, desenvolvendo atividades estratégias de mercado para as vendas e compras de insumos e produtos.
Para tal finalidade, o profissional será capacitado para:
a) planejar e executar as atividades relacionadas ao mix de marketing e de vendas de uma empresa, produto ou serviço;
b) captar os sinais emitidos pelas flutuações da economia globalizada;
c) desenvolver precisão no processo de tomada de decisão;
d) desenvolver um planejamento de marketing e vendas,
e) tornar-se um profissional comprometido com a busca da qualidade e produtividade.
Investimento:
Matrícula (R$850,00) + 11 mensalidades de R$850,00
Programa de desconto para grupo de empresas e indicações, informações no fone whats 54 99672-2356.
Informações adicionais
Público-alvo: O curso destina-se a profissionais graduados em agronomia, economia, administração de empresas, gestão do agronegócio, medicina veterinária, zootecnia e áreas afins.
Carga horária: 216 horas
Duração do curso: 12 meses - 12 módulos com aulas presenciais
Periodicidade: Aulas mensais
Início: 09 e 10 de maio de 2025
Aulas: Sexta-feira/tarde: 13h30min às 18h Sexta-feira/noite: 18h30min as 23h Sábado/Manhã: 8h às 12h Sábado/Tarde: 13h30min às 17h30
Local: Passo Fundo/RS
Metodologia do curso: Aulas teóricas, utilizando métodos expositivos e interativos - Atividades complementares
Conteúdo programático
Temática/ementas, corpo docente e carga horária
Principais variáveis microeconômicas no ambiente empresarial. O mercado do agronegócio: o comportamento do consumidor e das organizações empresariais. A formação de preços de bens e fatores de produção. Política de preços com base nas elasticidades-preço de demanda. Estratégia empresarial no agronegócio com base no modelo estrutura-conduta-desempenho da empresa. Principais agregados macroeconômicos. Interpretação empresarial do mercado a partir dos fundamentos macroeconômicos: Oferta e demanda agregada, consumo, investimento, gastos do governo e saldo da balança comercial.
Datas: 09 e 10 de maio de 2025
O mercado de bens e o mercado monetário. A Política Fiscal e Monetária como ambiente determinante da atividade econômica empresarial. Moeda, juros e renda. Balanço de pagamentos e o agronegócio. Mercados financeiros. Taxa de juros internacional, renda externa e o regime cambial no comercio externo. As estratégias de produção e vendas do agronegócio no mercado mundial.
Datas: 06 e 07 de junho de 2025
Fundamentos do comportamento humano no trabalho; liderança e ferramentas práticas para equipes de agronegócios; alinhamento estratégico de gestão de equipes de agronegócios; atração e seleção de talentos no agronegócio; treinamento e desenvolvimento de talentos no agronegócio; remuneração, recompensa e desempenho.
Datas: 18 e 19 de julho de 2025
Conceitos, evolução e o ambiente de marketing no agronegócio; Comportamento do consumidor; Customer experience; Marketing alternativo no agronegócio; novas abordagens de comunicação; Gestão de relacionamento com os clientes; Técnicas de treinamento e desenvolvimento para equipes de vendas; Gestão por indicadores.
Datas: 22 e 23 de agosto de 2025
Importância da formação de perfil de solo no rendimento das culturas; calagem; gessagem; adubação química e orgânica; permeabilidade do solo; fatores que influem no crescimento de raízes; uso de culturas melhoradoras das propriedades químicas, e biológicas do solo. Uso de bioinsumos e indutores de defesas. Fixação biológica de N. Solubilizadores de fósforo. Controle biológico de pragas e patógenos. Perspectivas futuras.
Datas: 05 e 06 de setembro de 2025
Introdução. Alternativas de cultivo. Fisiologia da produção. Exigências de solo e clima. Implantação das culturas (escolha de cultivares, qualidade de sementes, época, densidade, profundidade e espaçamento). Principais tratos culturais. Colheita e beneficiamento.
Datas: 10 e 11 de outubro de 2025
Importância. Oportunidades. Diversificação e agregação de renda. Produção leiteira. Produção de carne. Alternativas forrageiras. Manejo de pastagens em sistema de integração lavoura-pecuária.
Datas: 07 e 08 de novembro de 2025
Administração das finanças de curto e longo prazo. Instrumentos e técnicas para análise e gerenciamento dos recursos financeiros das empresas. Formas de avaliação de investimentos. Análise do custo de capital, risco e retorno. Analisar o ambiente financeiro em que as empresas estão inseridas e as decisões que devem ser tomadas nesse ambiente. Estabelecer as informações e variáveis necessárias para que as decisões tenham o embasamento necessário para que se alcancem os objetivos estabelecidos pela empresa.
Datas: 05 e 06 de dezembro de 2025
Estratégia e Gestão de Operações no agronegócio. Processos logísticos nas cadeias produtivas. Fatores-chave de desempenho na logística. Sistemas da logística empresarial no agronegócio.
Datas: 09 e 10 de janeiro de 2026
Reflexão sobre a evolução da economia global, seus impactos e desdobramentos sobre as commodities e os mercados futuros. A transição do foco das operações dos fundos de investimentos globais para as commodities: incremento no volume de posições e operações no mercado de moedas, soja, milho e boi gordo. A relação entre os ciclos econômicos e os impactos sobre a volatilidade das commodities e definição do timing nos processos de tomada de decisão. Derivativos; Contratos Futuros, preços, prazos e formas de liquidação. Preços de commodities, taxas de câmbio, taxas de juros e preços de índices. Preços, prazos e formas de liquidação. Contratos a termo, opções e futuros: conceito, precificação a mercado e liquidação. Rastreadores de tendências para commodities. Formulação de estratégias para hedge ativo e hedge passivo.
Datas: 20 e 21 de fevereiro de 2026
Relações existentes nos mercados. O agronegócio. Conceitos mercadológicos relevantes para a análise do mercado agrícola no contexto dos sistemas agroindustriais. Complexos e cadeias de carnes na agroindústria. Cadeias relevantes no agronegócio entre blocos econômicos, nacional e regional. Mensuração de cadeias produtivas no agronegócio e seus impactos no meio ambiente (CO2, Água virtual, etc.).
Datas: 20 e 21 de março de 2026
Sistemas de informação Contábeis na administração/ gestão de empresas. A controladoria e a função do planejamento. Aspectos do planejamento e controle. Relatórios gerenciais. Sistemas computacionais e tecnologias de informação relacionadas com a controladoria. Análise de Casos: Programa de Remuneração por “rebate”; Programa de Concessão de Máquinas Agrícolas – acesso, manutenção e remuneração dos sócios; A importância do Acordo de Sócios para estruturação da Governança de pequenos e médios negócios; Estudo de Caso sobre Avaliação de Empresas.
Datas: 24 e 25 de abril de 2026
*Observação: poderá haver eventual troca de algum docente ou módulo em função da agenda dos mesmos, sem alteração de datas.